sexta-feira, 30 de maio de 2008

Geografia De Cuba/Holanda

Cuba:
Cuba é uma ilha longa e estreita (1200 km desde o Cabo de San António, extremo ocidental, até à Ponta de Maisí, extremo oriental); o largo máximo é de 210 km e o mínimo é de 32 km. A forma da ilha, orientada de leste para oeste, não permite a existência de rios longos e caudalosos. Entre os mais importantes estão o Cauto, o Toa, o Sagua la Grande, o Zaza e o Caonao.Algumas cadeias montanhosas de relativamente pouca elevação, atravessam diversas partes do território da Ilha de Cuba. As mais notáveis são: A Cordilheira de Guaniguanico, no ocidente, a Cordilheira de Guamuhaya, na porção central; o maciço Sagua-Baracoa e a Serra Maestra, no oriente, localizando-se nesta última a maior altura do país, o Pico Real do Turquino, com 1974 m por em cima do nível do mar.A paisagem é diversa e varia desde o semi-desértico até às florestas tropicais húmidas. A biodiversidade do país é alta e os seus ecossistemas variados estão bem protegidos.

Holanda:
Localização: oeste da Europa.
Hora local: +4h.
Área: 41.526 km2.
Clima: temperado oceânico.
Área de floresta: 3 mil km2 (1995).
Um aspecto notável do país é o fato de ser extremamente plano. Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão de fato abaixo do nível do mar. O ponto mais baixo, Nieuwerkerk aan den IJssel, perto de Rotterdão, localiza-se a um nível de 6,76m abaixo do nível do mar. O ponto mais alto, Vaalserberg, na fronteira sudeste, localiza-se a uma altitude de 321 m. Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar - estas áreas são conhecidas como pôlderes. O país é cheio de canais e o transporte fluvial torna-se um dos principais meios de exportação e importação.
A localização geográfica dos Países Baixos é bastante favorável em relação à Europa. Do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, é possível chegar a Berlim, Londres ou Paris em apenas uma hora de vôo.
O país é dividido em duas partes principais pelos rios Reno (Rijn), Waal e Mosa (Maas). Há muitos dialetos falados a norte e sul desses grandes rios.
Os ventos predominantes no país são de sudoeste, o que causa um clima marítimo moderado, com verões agradáveis e invernos suaves.
Veja também Lista de parques nacionais dos Países Baixos, Obras do Zuiderzee.

Nenhum comentário: